quinta-feira, 3 de março de 2011

L´Officina dei Santi - Livro do Mestre Mezzalira

L’Officina dei Santi (A Oficina dos Santos)
O ciclo iconográfico criado na Abadia de Maguzzano,

reflexões sobre a arte sacramental
capa: a comunhão dos apóstolos

G. Mezzalira - E. Bertaboni - G. Matta - A.Ambrosi



O desejo de finalmente ver realizado um programa iconográfico à serviço do espaço litúrgico, levou alguns pintores da Escola de Iconografia da Abadia de Maguzzano – Itália, a projetar e realizar, por iniciativa própria, uma pintura mural para servir de modelo, acompanhada de reflexões aprofundadas e contextualizadas à realidade litúrgica de nossos dias, infelizmente abstrata e sem forma.

A redescoberta de uma autêntica arte sacra, graças às reflexões sobre a teologia do ícone e das investigações sobre as antigas técnicas por parte dos restauradores russos, há décadas, deu vida à atividade iconográfica.

Esta arte tradicional, que a Igreja Ocidental partilha com a Oriental, pode ser vista como um primeiro elemento comum da tão desejada reunificação das Igrejas Cristãs. "Finalmente, eis uma arte que não somente não teme dizer-se sacra, mas que recupera a beleza como reflexo do Divino.” (Do prefácio de Vittorio Messori)

Giovanni Mezzalira
Leciona na Escola de Iconografia San Luca em Padova e na Abadia de Maguzzano. É membro da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Padova.

Enrico Bertaboni
Leciona na Escola de Iconografia San Luca em Padova e na Abadia de Maguzzano. Estuda e trabalha em seu laboratório dedicado a São Fermo, em S. Felice del Benaco (BS).

Giuseppe Matta
Impulsionado por uma paixão pela arte sacra, dedica-se ao trabalho sobre a experiência histórica e artística da Itália meridional bizantina, oferecendo sua contribuição de atualização.

Annarosa Ambrosi
Leciona na Escola de Iconografia San Luca em Padova. Colabora na atividade de promoção da cultura religiosa russa no Centro Solov'ev, em Padova.

Esta obra pode ser adquirida através do site da editora:
http://www.miquadro.it/aurelia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário